quinta-feira, 30 de agosto de 2007

6ª Tarefa 30.08.2007

1 - Relacionar os princípios do hipertexto com exemplo na Web.

* Metamorfose: Todo hipertexto está em mudança, sempre haverão coisas para deixar o hipertexto diferente do habitual.

Ex.: G1 (A cada nova notícia o site muda, mas permanece sempre sendo um site de notícias).

* Heterogeniedade: Quer dizer que as partes do hipertexto são sempre diferentes entre si.

Ex.: Quando penso em guaraná, me lembra antártica, e me vem o cheirinho do refri, mas quando penso em amor, me vem a cabeça um coração vermelho... bom... depois de todos este devanéios, o que eu quero dizer mesmo é que cada pessoa idealiza uma figura, um ítem a um sentido (oufato, paladar, tato, visão...) e que isto varia de pessoa para pessoa e de situação para situação. Os conseitos são sempre os mesmo, ou seja, uma bola é sempre uma bola, redonda... mas a maneira como eu caracterizo ela é única da minha pessoa.

* Exterioridade: A rede precisa estar aberta. Ela está sempre mudando, se atualizando através do conhecimento das demais pessoas.

Ex.: Terra (A cada nova notícia o site muda, mas permanece sempre sendo um site de notícias).

* Topologia: Todo hipertexto para ser assim caracterizado, não pode ser linear, tem que estar em rede.

Ex.: Google (Pois todas as informações nele contidas são interligadas com os demais sites da web, o que caracteriza uma leitura não linear, em formato de rede, de teia...

* Mobilidade dos centros: Os focos de atenção do público da web são móveis, variam de tempos em tempos.

Ex.: Hoje me dia, as pessoas estão cada vez mais acessando o orkut, o msn, o youtube, baixando filmes para assistirem em suas casas e jogando jogos on-line, mas a uns 5 anos atrás, mais ou menos, o foco da atenção dos internautas era o mirk, o icq e o the sims. Estas mudanças são exemplo da mobilidade dos centros, das atenção das pessoas que utilizam a internet, seja por lazer e diversão, seja para o trabalho.

* Multiplicidade e encaixe de escalas: Reproduz a estrutura do todo em apenas um pedaço.
Olhando uma página na web, você conhece a estrutura de todos os outros sites.

Ex.: Sites de notícias tem a mesma estrutura entre si.

2 - VIRTUALIZAR um AMBIENTE até o final da aula. Explicar como se deu a virtualização.

O meu flog é um exemplo de virtualização, pois posto fotos nele e assim virtualizo as imagens que estão impressas na fotografia... O próprio ato de scannear imagens já é uma virtualização de um ambiente.

3 - O que é uma cibercidade?
Encontre um exemplo e explique como ela se relaciona com ciberespaço.

Para mim uma cibercidade é o próprio THE SIMS, pois neste jogo virtual, você cria a sua famíla, sua cassa, seu círculo de amigos e conforme vai utilizando as expansões dos outros cds vai criando uma cidade, escolhendo se quer o ambiente festa, casamento, entre tantos outros.
Ele se relaciona com a ciberculta pois através das opções que o programa nos disponibiliza, podemos interagir com os demais personagens fictícios do jogo e assim criar um círculo de amizades, de costumes, o que formará o nosso espaço no ambiente virtual que só o jogo no computador nos disponibiliza.

4 - Você concorda que o ciberespaço constitui terrítórios SIMBÓLICOS? Explique

Sim, pois eles são próprios de cada pessoas e só fazem sentido total para ela mesma.
Também só terão sentido quando concretizados, por exemplo, vejo uma imagem de uma pessoa no fotolog, mas só conhecerei ela mesmo no momento em que ver ela pessoalmente.
O mesmo ocorre em sites de compras (submarino, americanas), pois eles constituem em um shopping virtual, onde podemos comprar todo tipo de objeto, porém estes objetos só serão reais para nós quando chegarem nas nossas casas e forem tocados.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

5ª Tarefa 23.08.2007

1 - Encontrar um exemplo de cada um dos itens abaixo e explique:

a) Tipos de hipertexto

- Exploratório: ele é multilinear, ou seja você navega por ele, obtem várias informações, mas não altera o conteúdo do hipertexto (site)

Ex.: G1

- Construtivo: este é não-linear, ou seja você navega pelo site, obtem informações, contesta e adiciona informações aos hipertextos.

Ex.: Blog

b) Tipos de links

- Associativo: é aquele que te leva direto para a informação desejada.

Ex.: Notícia G1

- Estrutural: serve para ajudar a organizar as informações dispostas no site.

Ex.: Terra (se você quizer acessar os canais de notícias, e não as notícas em destaque)

c) Características do hipertexto

- Multilinear: Existem vários caminhos, várias possibilidades, mas todas elas foram pré-determinadas pelo criador do hipertexto. O que você tem a fazer é escolher um ou mais, mas não pode interferir neles.

Ex.: Jogo Grow

- Não-linear: Não existe uma regra... você escolhe / cria a seqüência que quer seguir.

Ex.: O site que eu criar para mim... (Pois eu irei criar as características, espaços, etc.)

- Modularidade: É a característica que faz com que os pedacinhos de informações se juntem para criar algo maior, com sentido mais amplo.

Ex.: Fotolog ou Vibe (Acredito que estes exemplos sirvam como modelo, pois através de cada fotografia e texto que é inserido pela autora, no caso eu mesma - riririri- as pessoas vão juntando as informações e vendo ou tendo a imagem que eu quero passar de mim e da minha personalidade)

- Estrutura de rede: É a capacidade de interconectar as informações.

Ex.: Google (Acessando o site e escrevendo uma palavra chave, ele te mostra uma cadeia de informações relacionadas as palavras escritas, podendo ou não fazer parte da informação que a pessoa que iniciou a pesquisa queria encontrar, mas sim relacionado ao contexto geral de cada palavra)

2 - Utilizando a Ficção hipertextual encontrada na gincana (aula prática anterior), explicar:

a) A ficção encontrada é Multilinear, Linear ou Não-linear? Justifique.

Acredito que ela seja multilinear, pois como já havia dito nas respostas anteriores, temos inúmeras combinações a fazer com os itens apresentados no jogo, mas todos estes estão pré-programados pelo criador do Grow, o que não nos dá a liberdade de criar nenhuma estratégia diferente das que ele imaginou.

b) A ficção encontrada é diferente da leitura dos textos impressos?

Sim, pois nos livros você tem uma lógica de leitura a seguir e na internet isso não é necessário, pois através dos hiperlinks você vai ampliando o seu leque de informações e construindo a sua própria leitura, que pode variar de pessoa para pessoa, pois depende das escolhas pessoais de cada um.
Observando apenas o jogo em questão, tivemos que entender a lógica do autor e do próprio jogo para assim chegar ao fim dele (o que compara ele sim com os livros impressos, onde não existe mais de um fim, pelo menos não normalmente...).

3 - Pode-se dizer que o seu blog da disciplina, constitui-se em uma escrita coletiva? Explique.

A minha escolha é que ele seja uma escrita coletiva, que tenha a interação da profª Raquel, dos meus colegas de aula e de UCPel e também de pessoas que entendam do assunto e possam complementar as minhas colocações refentes aos temas abordados em aula.
Para tornar esta inteção posível, liberei a opção comentário..... mas existem outras maneiras de utilizar o blog e nesse caso o dono é que escolhe se haverá ou não interação com as outras pessoas.

4 - Pode-se dizer que o fotolog é uma virtualização? Explique.

Acredito que seja, pois para Lévy, as coisas só se tronam reais quando impressas... ou seja, o fotologo é um albúm na internet, e por isso é um exemplo de virtualização, pois não se sabe se as informações lá contidas são reais, se são informações verdadeiras.

5 - Visite:
Ciberpoesia
A partir de sua experiência no site, discuta se o hipertexto pode ser compreendido como texto sem autor.

Na verdade achei o site muito confuso...Não consegui captar com precisão a idéia que ele queria passar.
Mas analisando a pergunta em questão, acredito que até possa ser, pois se analizarmos o hipertexto um texto "normal" (impresso - com autor), ele é diferente, pois por poder ser composto de vários links, e estes links não necessáriamente são de outros sites do mesmo autor, acaba criando uma multi-autoria no texto, pois você vai decidindo a linha que quer seguir na pesquisa do assunto que lhe interessa.
Além disso ainda fica difícil saber se o texto foi criado pelo dono do site em que se encontra, e já nos textos impressos o autor fica bem claro sempre.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Jogo Plastelina

Eu também consegui esse... \o/

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Jogo Grow

Estes são os outros jogos que eu consegui finalizar \o/










quinta-feira, 16 de agosto de 2007

4ª Tarefa 16.08.2007

1 - Resolva o jogo GROW no site da EYESMAZE (http://www.eyezmaze.com/grow/v3/index.html). Explique qual é a lógica por trás do jogo. Identifique quais características das novas tecnologias de comunicação e informação estão presentes no joguinho e como elas influenciam a resolução do enigma.


O jogo nos possibilita participar da criação de um planeta, porém, temos que colocar os objetos na ordem certa, pa
ra que o planeta evolua da maneira correta e esperada pelo programa. Conforme os itens vão sendo colocados em cena, eles iniciam a sua evolução, mas necessitam da interação com os demais objetos para se desenvolver ao máximo, e unir-se para formar uma estrutura maior.

Características gerais das TIC's:

- Interatividade:
Como todo jogo ele é interativo, mas baseado nos conceitos de Primo, a interação presente neste é a Reativa, pois o jogador pode escolher a ordem das peças, porém não pode criar nada novo, apenas o que o computador está programado para mostrar.

- Ubiqüidade: Presente no game pois ele só pode ser jogado em computadores que tenham acesso a internet.

- Convergência: A cada novo item inseri
do, o mundo evolui e os objetos iniciam a sua interação e evolução, transmitindo várias informações a todo o instante e ao mesmo tempo, tanto para o jogador, quanto para os demais objetos em interação.

- Hipertextualidade: Todos os objetos tem relação entre si. A cada nova peça, o jogo se comporta de uma forma e interage com elas.

- Estrutura de rede: Está presente através do posicionamento dos itens, eles interagem entre si, o que propcia a evolução de cada um. As diferentes combinações de itens ocasionam as diferentes evoluções e situações.

2 - Os weblogs são algumas das ferramentas mais utilizadas da Internet. Por conta disso, são usados, não apenas por pess
os comuns, mas também por celebridades. Encontre pelo menos dois exemplos desses weblogs utilizados por celebridades.

http://www.fernandalima.com.br/blog.html
http://www.avrillavigne.com/
http://www2.uol.com.br/deton
autas/
http://wanessacamargo.uol.com.br/
http://www.susanawerner.com.br/
http://www.williamshatner.com/

Fotologs podem ser considerados modos de construir uma identidade, dentro do que você estudou sobre pós-modernidade?

Sim, conforme já estudamos em aulas passadas, na teoria da pós-modernidade, o ser passa a ter uma descentralização de papéis, e isso é muito difícil de se lidar, no caso das pessoas famosas, fica pior ainda, pois o assédio da imprensa faz com que a pessoa se porte de maneira não muito convencionais, ficando irritada e agressiva com a invasão de privacidade. Com o uso dos blogs ou fotologs, ela pode deixar transparecer a sua identidade verdadeira, ou a que ela gostaria de mostrar para os outros. Com o passar do tempo, a pessoa escolhe qual identidade realmente quer seguir...

3 - Encontre uma ficção hipertextual. Analise como o hipertexto modifica os modos de leitura, a partir do seu exemplo, em relação à leitura tradicional dos livros de impressos.

http://www.unicamp.br/~hans
/mh/fio.html#fio28
http://www.unicamp.br/~hans/mh/arquitet.html#arquitet24
http://www.unicamp.br/~hans/mh/config.html

http://www.quattro.com.br/passage/ficinth.htm

As ficções hipertextuais são como livros escritos na web, mas que possibilitram ao leitor interagir de diversas formas com o texto que lhe foi apresentado, pois ao clicar nos links dispostos ao longo do texto, ele pode encontrar novas visões do tema abordado ou encerrar sua leitura deste e partir para outro assunto. Isso tudo sem ter que abrir novas páginas.
Quando lemos um livro tradicional, não podemos trocar de páginas, ler o início o fim e depois voltar para o meio da história, pois caso assim o façamos, o texto perde o seu sentido, mas nos sites da internet podemos interagir da maneira que bem entendermos e quase nunca perderemos a conecção com o assunto que iniciamos a ler, apenas agregaremos informações ao tópico principal.
Com isso interrompenos a leitura linear, convencional nos livros e passamos a leitura multilinear e/ou não-linear, através do "passeio" pelos hiperlinks que o texto apresenta.

4 - O jogo Canibais X Padres do site http://www.plastelina.net/ é um dos mais populares enigmas de lógica conhecidos. O objetivo é passar todos os padres e canibais para o outro lado do rio, sendo que:

a)Na canoa apen
as cabem 2 pessoas;

b) Cada vez que os cani
bais ficam em maior número que os padres, eles os atacam e "almoçam".

Resolva o jogo (mostrando a tela final). Qu
e tipo de interação, de acordo com a classificação de Primo, pode ser percebida no jogo? Explique.



Interação REATIVA, pois toda a ação tem uma reação previamente "contratada" pelo sistema, não adianta dialogar ou contextar, se o sistema não detectar a ação correta e esperada, ele também não chegará ao objetivo final.
No caso do jogo, o sistema estava condicionado a que se ficassem na mesma margem do rio um nº maior de cabibais, os padres seriam comidos e que a embarcação só poderia atravessar o rio com um integrante no mínimo e dois no máximo; assim não adiantava contextar, o que restava era pensar logicamente e manter a calma.

5 - "Don't look back" é o nome de um famoso episódio de uma nova série de tv de sucesso nos EUA e que inicia a ser apresentada no Brasil. Descubra o nome da série, o assunto e o nome de, pelo menos, dois personagens. Discuta como a convergência aparece no exemplo acima.

Refere-se ao seriado do Universalchanel HEROES.
Esta série trata do nosso planeta e da presença de seres com poderes especiais, que buscam defender a Terra dos demais ser
es com poderes e que querem destrí-la. Ao mesmo tempo eles tem que lidar com o fato de terem descoberto seus poderes recentemente e tentar escapar da exploração das pessoas poderosas que querem usá-los paro o mal.

Personagens:

- Isaac Mendez



- Hiro Nakamura


entre outros....

A convergência está
bem explicitada nas explicações acima.... Os personagens são "bombardeados" por informações e precisão fazer escolhas e ações corretas em pouco tempo; distinguir quem é amigo, aprimorar e conhecer seus poderes e ao mesmo tempo lutar contra o mal.
Com relação a convergência de tecnologias, que é o foco da nossa disciplina, o seriado mistura várias maneiras do telespectador interagir com a séria via internet, seja baixando os episódios, os papéis de parede para pc e celular entre outros itens disponíveis pela rede. Isto tudo deixa o espectador cada vez mais conectado a série, onde quer que ele esteja.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Sites interessantes:

http://www.triplov.com/hipert/pratica.htm
http://www.uoc.edu/in3/hermeneia/sala_de_lectura/raquel_wandelli_
hipertexto_passado_rejuvenescido.htm


terça-feira, 14 de agosto de 2007

3ª Tarefa 09.08.2007

1) A partir do que foi discutido sobre os conceitos, revisar o exercício anterior.

2) Considerando o INTERNET como um espaço de comunicação, discuta se ela é MODERNA ou PÓS-MODERNA e justifique através de exemplos.

Acredito que ela seja MODERNA, pois mesmo que tenhamos liberdade de expressão, ela funcione 24h por dia e estejamos conectados com o mundo todo, ainda assim possuimos limitações nas nossas ações perante os demais usuários da rede.
Por exemplo, se desejarmos mandar um mail para diversas pessoas, seja com qual conteúdo, os servidores de e-mail (ex.: gmail, yahoo, hotmail, etc) podem nos caracterizar como span e assim "caçar" nosso direito de acessar a rede. Claro que algumas pessoas utilizam a internet para fins não éticos e assim temos que nos proteger e muitas vezes responder pelas atitudes das outras pessoas.
Outro fato que para mim caracteriza que ainda vivemos em uma "modernidade" é que acreditamos, pelo menos na net, que a tecnologia é a salvação do mundo, que ainda iremos inventar um computador ou um robo que faça as nossas tarefas e assim auxilie na nossa vida.

3) A INTERNET pode ser considerada um MEIO de comunicação? Explique e dê exemplos.

Sim, pois através dela transmitimos e interagimos com informações e pessoas. Utilizando os conceitos de transmissor, receptor, meio, mensagem e feedback... pontos que simbolizam que há comunicação neste meio.
Acredito que o orkut, o e-mail, o msn, entre outros são exemplos dessa comunicação, pois neles entramos em contato com diversas pessoas, transmitimos informações e recebemos suas respostas, percebemos suas reações e podemos interagir de todas as formas, seja escrevendo, falando ou por imagens.

4) A INTERNET pode ser considerada uma nova linguagem, como defende LOGAN? Explique e exemplifique.

Acredito que sim, pois com ela demos um salto na nossa comunicação e conseqüentemente na nossa vida e na vida da nossa sociedade, pois ficamos 24h conectados ao mundo, as novidades, as informações, etc.
Buscando evidenciar esta afirmação, baseio-me na aula passada, onde "descobrimos" que para LOGAN, nossa evolução está dividida em 6 Grandes Eras das Linguagens (oralidade, escrita, matemática, ciência, informática e internet). Se já foi uma evolução o fato de nos comunicarmos através tando da fala quanto da escrita, poder se comunicar instantaneamente com as diversas partes do mundo como acontece na internet pelo e-mail, orkut, msn, skype entre outros programas é uma evolução e tanto e deve sim ser considerada como uma nova linguagem.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

2ª Tarefa 25.07.2007

1) Como o conceito de ciberespaço está relacionado com a cibercultura?


Ambos visam a difusão da internet como ferramenta comunicacional que beneficia a todos e não a um só, que pode ser visualizada por diversas pessoas ao mesmo tempo, o que auxilia na difusão mais rápida das informações. Este ciber espaço é por onde a cibercultura acaba se propagado, possibilitando a ela que estabelessa a sua própria cultura e com isso a maior interação de seus membros, mesmo que no ambiente
virtual.


2) Como técnica e tecnologia se diferenciam?
Técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, e este abrange todas as áreas do saber, já a tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e das ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento; ou seja, a técnica é todo fazer humano e já a tecnologia é qualquer fazer que traz um conhecimento científico pré-estabelecido.


3) Como a pós-modernidade e a cibercultura estão relacionadas?

No conceito de pós-modernidade há o descentramento do sujeito (pessoas com mais de uma atividade para realizar - ser dona de casa e ao mesmo tempo ser uma executiva de sucesso) e também surge a descrença nas grandes ideologias que antes regiam a nossa vida.
Embora a pós-modernidade não deposite sua confiança na "salvação" do mundo através da tecnologia, ela relaciona-se com a cibercultura pelo fato de ambas creditarem que as pessoas deixam de ser seres UNO e passam a se relacionarem com mais pessoas ao mesmo tempo, buscando facilitar a execução de seus papéis na vida, uma vez que tudo fica mais perto através da informática e da internet. Outra facilidade é que na rede a pessoa cria a sua própria cultura, instaurando os seus regimes e o rítimo de suas atividades.

4) Como a modernidade e o conceito de ciberespaço estão relacionados?

Para Pierre Lévy o ciberespaço é uma grande rede interconectada mundialmente, com um processo de comunicação "universal" sem "totalidade". A "universalidade" sem "totalidade" segue uma linha interativa de comunicação, possibilitando a "todos" navegantes da grande uma "rede" participarem democraticamente desse modelo interativo de "todos para todos". A informática é considerada como uma das grandes eras de evolução do ser humano (mundo), o que casa direitinho com os conceitos de modernidade, onde existe uma crença na ciência, na razão e no progresso da técnica; a pessoa é vista como um sujeito UNO e com isso exerce apenas um papel na sociedade.
A modernidade acredita que a evolução da tecnologia será a "salvação" do mundo; e o ciberespaço surge através da informática para auxiliar nesta evolução, utilizando-se dos meios de comunicação modernos, em especial a internet, para difundir as informações com mais rapidez, criando uma cultura virtual mais rica e segura para que as pessoas troquem suas informações das formas mais variadas.