quinta-feira, 27 de setembro de 2007

9ª Tarefa 27.09.2007

Atividade Corpo e Ciberspaço

1 - Escolher um site e criar um avatar seu e de um colega:

SP-STUDIO
ELOUAI
SIMPSONS (ir em "create avatar")


Cláudia Barragan



Marcela Ávila

2 - Responder:


a) De que maneira o avatar relaciona-se com o seu original?

No meu caso, tentei criar algo que passasse a idéia de alegria, descontração... Pois é mais ou menos como eu tento ser.
Ao mesmo tempo romântica (isso demonstrado através da flor), comilona, gulosa (representado pelo sorvete) menininha ( representada pelas chiquinhas), alegre (o sorriso estampado no rosto não mente...riri), o mp4 (sempre to ouvindo música) e as carácterística mais físicas, como a cor da pele, o tom dos olhos e a cor dos cabelos.
Acredito que consegui me virtualzar com alguma fidelidade.

No caso da Marcela, eu conheço ela pouco, pois só tivemos 2 cadeiras juntas, mas tentei representá-la pelas características que eu reconheço nela.
O livro, pois é muito estudiosa, a bolsa por que é muito feminina, charmosa e elegante, a tonalidade de pele mais acentuada e os cabelos num tom preto, buscando descrevê-la melhor.
Não tenho bem certeza se ela irá se reconhecer e nem se vai gostar, mas tentei fazer como me lembrava dela e como eu a vejo como minha colega.

b) Discuta, a partir dos avatares criados, como as representações do "eu" na Internet representam a pós-modernidade.

Na pós-modernidade acredita-se que há o descentramento do sujeito e também surge a descrença nas grandes ideologias que antes regiam a nossa vida.
Embora a pós-modernidade não deposite sua confiança na "salvação" do mundo através da tecnologia, a representação do "eu" através do avatar é a maneira de caracterizar o fato de que nós creditamos que as pessoas deixam de ser seres UNO e passam a se relacionar com mais pessoas ao mesmo tempo, buscando facilitar a execução de seus papéis na vida, usando a internet como failitador.
Com o avatar, a pessoa cria a sua própria representação, sua cultura, sua vida e passa a alterar seus regimes e o rítimo de suas atividades, coisa que geralmente não se consegue fazer com tanta liberdade na vida real.
O perfil do orkut é um tipo de avatar e nele podemos por a foto que desejarmos, e escrever as características que queremos que as pessoas que adicionarmos conheçam, não precisamos reproduzir o nosso real, até porque não há como nos caracterizar de forma 100% verdadeira, pois sempre iremos nos analizar e buscar ocultar os nossos defeitos.


c) Pode-se dizer que o avatar é uma Virtualização? Explique.

Sim, pois partimos de algo real, "nós", (como nos conhecemos e nos enchergamos) e tentamos nos reciar através dos recursos que a tecnologia da "produção gráfica" nos dispõe.
Esta atitude de nos "projetar" no mundo virtual, ou da internet é o exemplo mais correto de virtualização.

3 - Encontre um exemplo de Ciborgue na rede e um de Pós-Humano. Explique-os.

Como Ciborgue é teoricamente toda a tecnologia que nos auxilia a viver melhor, posso dizer que o e-mail é um ciborgue, pois antes da sua invenção, para nos comunicarmos com pessoas de outras cidades tinhamos que usar ou o telefone ou a carta, mas os dois tinham algumas desvantagens, este por ser demorado e aquele por ser caro, agora com o uso do e-mail, passamos a nos comunicar quase que simultaneamente com as pessoas, gastando bem pouco para isso.
Já o pós-humano, daria como exemplo o transplante de órgãos, uma vez que é a tentativa de superar a morte, pois "trocamos" um órgão deficitário por outro que funciona bem, e com isso superarmos a nossa expectativa de vida (pelo menos a que os médicos haviam dado antes do transplante).

4 - De que maneira o Pós-Humano relaciona-se com o Virtual? Explique.

Bem o orkut, fotolog, blog e outros tipos de ambientes virtuais que são criados e não necessitam de interação diária para se manter ativos, são exemplos do pós-humano no mundo virtual, pois muitas vezes as pessoas morrem e seus perfís continuam ativos nestes sites de relacionamento e várias pessoas continuam a mandar mensagens para estas pessoas, que materialmente não estão mais entre nós, na esperança de que elas, onde quer que estejam posam ler essas manifestações e saber que as pessoas que aqui ficaram continuam a se lembrar e a gostar delas.

5 - Como o Ciborgue e o Avatar diferenciam-se?

O ciborgue é um organismo cibernético, algo que no auxilia a viver melhor e o avatar é uma representação "virtual" da nossa identidade.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

8ª Tarefa 13.09.2007

1 - De que forma as características das TICS influenciam a sociabilidade contemporânea? Explique.

Interatividade - Quase todas as nossas ações estão relacionadas as tecnologias, e a internet, desde as transferências bancárias, até as consultas médicas. O computador está presente em nossas vidas diariamemente e nos auxilia na maior agilidade dos processos diários.

Ubiqüidade - Nossa vida é quase que 100% interligada a internet, você só pode abrir uma conta, sacar ou depositar R$, se o sistema do banco estiver on-line. Só pode fazer um financiamento ou abrir um crédito se o site / sistema de análise de crédito estiver operante e em rede. Até para consultar se levar em consideração a Unimed, o IPÊ, entre outros, onde você (consultório / laboratório) precisa estar em rede, pois a autorização para consulta / exame é via web, através de uma senha pessoal.
Isso tudo obriga que a nossa rotina seja 100% informatizada.

Convergência - Estamos expostos a muitas informações diáriamente e fica difícil conseguir filtrar o que nos interessa e o que não.
Os meis de comunicação estão convergindo para o ponto comum da "evolução máxima" e nos bombardeiam com suas descobertas e colocações.

Hipertextualidade - Você toma as suas próprias decisões. Todos os objetos do nosso cotidiano tem relação entre si e estamos ligados as novas tecnologis para sobrevivermos.

Estrutura de rede - Nossos dados estão interligados entre as redes, por exemplo você abre uma conta em um banco ou até mesmo um crediário em uma loja e logo em seguida outras empresas passam a ter conhecimento destes dados e assim passam a te oferecer alguns serviços, às vezes você nem tem idéia de como aquela pessoa conseguiu o seu endereço ou seu telefone para estar mantendo um contato com você.

2 - Analisa um fotolog / blog / perfil / orkut e responda:

Me basearei no blog.

a) O exemplo escolhido pode ser considerado um "terceiro lugar" nos termos de Oldemburg? Explique

Sim, qualquer um deles pode ser considerado, pois o terceiro lugar para Oldemburg é onde praticamos o nosso lazer, onde temos os nossos momentos de diversão e estes locais nada mais são do que exemplos disso, uma vez que podemos criar o nosso ambiente, nos cercar das pessoas que gostamos e que sentimos falta no dia-a-dia, pela vida corrida que muitas vezes levamos.
São os locais onde podemos descançar e nos abster do mundo real a que estamos inseridos diariamente.

b) É possível identificar quais os tipos de capital social? Explique


Para mim existem todos os tipos:

1° nível:
- Relacional, pois existe uma relação e uma interação entre as pessoas que fazem parte daquele "site".
- Normativo, todas as pessoas estão cientes das regras que são estabelecidas para a utilização daquele espaço e com isso as obedeçem para poder se manter nesta comunidade.
- Cognitivo, é transmitido informação por estes canais, sejam informações pessoais do usuário, sejam de ambito teórico (por exemplo podemos criar um blog que discuta questões ligadas a saúde, tecnologia, etc, que traga sempre novidades e tire dúvidas dos participantes).

A partir dos 3 "passos" acima citados, se passa a ter a confiança n segurança do grupo, tanto em relação ao grupo como um só, como em relação aos elementos que o constituem; assim passamos para o 2º nível.

2° nível:
- Institucional, cria-se uma idéia de instituição, com regras, pensamentos e características próprias, respeitadas e seguidas pelos seus participantes.
- Confiança no ambiente social, surge como já havia dito acima a confiança no grupo que se escolheu e consequentemente no ambiente social formado por ele.


c) Que tipo de rede pode ser associada ao exemplo analisado? Explique


No blog acredito que tenha como exemplo o modelo de "redes igualitárias", uma vez de que todos os partcipantes ou apenas visitantes do blog tem a mesma chance de receber uma nova informação ou de estabelecer uma nova conexão com outras pessoas.

d) Quais tipos de interação são perceptíveis? Explique


É percebida a interação mútua, pois você pode construir e negociar o que quer.
Por exemplo você pode interagir com o moderador do blog e com os demais usuários utilizando o espaç destinado aos comentários.

e) Este elemento analisado pode ser considerado um território no ciberespaço? Explique

Sim, você faz o seu próprio mundo, tendo liberdade no que vai dizer e quando vai fazer. Deixando aquele ambiente com a sua cara, seu jeito, organizando-o como se fosse a sua própria casa, seu lar. E as pessoas são convidadas a entrar e interagir com o seu mundo.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

7ª Tarefa 06.09.2007

1) Escolher um dos sistemas abaixo.

- Fotolog
- Blog
- Orkut
- Facebook

a) Que tipo de rede constitui seu exemplo? Explique.

Meu exemplo é o orkut.
Ele encaixa-se mais apropriadamente no modelo de rede - "Mundos Pequenos", pois percebo a interação entre os indivíduos. Este modelo mostra que o mundo não é tão grande assim, e que a distância entre as pessoas é quase mínima (em torno de 6 graus entre você e seu alvo).
O orkut nos possibilita interagir com pessoas de diversas cidades, estados, países... e você também tem acesso aos amigos dos seus amigos e eles da mesma forma, o que aumenta as chances de se conhecer novas pessoas e com diminui a distância entre as pessoas.
Estes laços que formamos a partir do ato de adicionar aos nossos amigos, pessoas até então desconhecidas (que despertaram a nossa curiosidade, e assim passamos a conhecer) ou aqueles conhecidos que há muito tempo não mantinha contato, e com este ato passas a fortalecer esses laços.


b) Identifique quais são os nós e as conexões de sua rede.

Acredito que os nós sejam os nossos amigos, e as conexões que nos proporcionam navegar pela rede são os comentários ou scraps que os outros usuários deixam nos perfís das pessoas.

2) Explique como a teoria da "cauda longa" pode aparecer na Web. Dê exemplos.

Antigamente, a informação era concentrada em poucos locais e com poucas pessoas, mas com o aumento das falicidades de comunicação, através da web, a informação passou a se difundir mais facilmente e rapidamente , aumentando o poder de decisão das pessoas.
Quer dizer, antes nós tinhamos que ter muito dinheiro para poder comprar os livros que eram chamados "best seller", ou que estavam em alta no mercado, mas agora podemos baixá-los na internet e com isso passamos a ter acesso a mais tipos de livros (conhecidos ou não), a mesma coisa aconteceu com a música, antes só eram conhecidas novas bandas quando a rádio ou a tv lançavam, e com a difusão da internet as novas bandas e novas músicas são conhecidas quase que instantaneamente, não é mais preciso juntar dinheiro para gravar um cd e tentar uma carreira, basta ter um bom sistema de som e programas no seu pc, saber editar as músicas da sua banda e publicar na web, para que você comece a ser conhecido; da mesma forma para você ouvir novas músicas basta pesquisar no Kazaa ou no Emule e baixar as que lhe interessam, sem pagar nada além da sua própria internet.
Com essas facilidades, muitas empresas que antes eram as detentoras das novidades, informações tiveram que se adequar a nossa dinâmica mundial (ex. gravadoras, editoras, etc).

3) Identifique pelo menos um HUB (conector) em uma rede na Web.

Não tenho bem certaza se meu exemplo se encaixa em Hub, mas partindo do princípio de que os conectores são considerados "pessoas/elementos" que detêm a informação e com isso auxiliam nas relações interpessoais ou "intersistemáticas" eu diria que o GOOGLE é um Hub, pois através dele acessamos informações diversas, conhecemos novos sites, etc.
Além disso ele tem várias outras ferramentas que também servem de Hub, como o Orkut e o blogger, pois permitem que pessoas de diversas faixas etárias, cores, nacionalidades se relacionem e troquem informações.