quinta-feira, 16 de agosto de 2007

4ª Tarefa 16.08.2007

1 - Resolva o jogo GROW no site da EYESMAZE (http://www.eyezmaze.com/grow/v3/index.html). Explique qual é a lógica por trás do jogo. Identifique quais características das novas tecnologias de comunicação e informação estão presentes no joguinho e como elas influenciam a resolução do enigma.


O jogo nos possibilita participar da criação de um planeta, porém, temos que colocar os objetos na ordem certa, pa
ra que o planeta evolua da maneira correta e esperada pelo programa. Conforme os itens vão sendo colocados em cena, eles iniciam a sua evolução, mas necessitam da interação com os demais objetos para se desenvolver ao máximo, e unir-se para formar uma estrutura maior.

Características gerais das TIC's:

- Interatividade:
Como todo jogo ele é interativo, mas baseado nos conceitos de Primo, a interação presente neste é a Reativa, pois o jogador pode escolher a ordem das peças, porém não pode criar nada novo, apenas o que o computador está programado para mostrar.

- Ubiqüidade: Presente no game pois ele só pode ser jogado em computadores que tenham acesso a internet.

- Convergência: A cada novo item inseri
do, o mundo evolui e os objetos iniciam a sua interação e evolução, transmitindo várias informações a todo o instante e ao mesmo tempo, tanto para o jogador, quanto para os demais objetos em interação.

- Hipertextualidade: Todos os objetos tem relação entre si. A cada nova peça, o jogo se comporta de uma forma e interage com elas.

- Estrutura de rede: Está presente através do posicionamento dos itens, eles interagem entre si, o que propcia a evolução de cada um. As diferentes combinações de itens ocasionam as diferentes evoluções e situações.

2 - Os weblogs são algumas das ferramentas mais utilizadas da Internet. Por conta disso, são usados, não apenas por pess
os comuns, mas também por celebridades. Encontre pelo menos dois exemplos desses weblogs utilizados por celebridades.

http://www.fernandalima.com.br/blog.html
http://www.avrillavigne.com/
http://www2.uol.com.br/deton
autas/
http://wanessacamargo.uol.com.br/
http://www.susanawerner.com.br/
http://www.williamshatner.com/

Fotologs podem ser considerados modos de construir uma identidade, dentro do que você estudou sobre pós-modernidade?

Sim, conforme já estudamos em aulas passadas, na teoria da pós-modernidade, o ser passa a ter uma descentralização de papéis, e isso é muito difícil de se lidar, no caso das pessoas famosas, fica pior ainda, pois o assédio da imprensa faz com que a pessoa se porte de maneira não muito convencionais, ficando irritada e agressiva com a invasão de privacidade. Com o uso dos blogs ou fotologs, ela pode deixar transparecer a sua identidade verdadeira, ou a que ela gostaria de mostrar para os outros. Com o passar do tempo, a pessoa escolhe qual identidade realmente quer seguir...

3 - Encontre uma ficção hipertextual. Analise como o hipertexto modifica os modos de leitura, a partir do seu exemplo, em relação à leitura tradicional dos livros de impressos.

http://www.unicamp.br/~hans
/mh/fio.html#fio28
http://www.unicamp.br/~hans/mh/arquitet.html#arquitet24
http://www.unicamp.br/~hans/mh/config.html

http://www.quattro.com.br/passage/ficinth.htm

As ficções hipertextuais são como livros escritos na web, mas que possibilitram ao leitor interagir de diversas formas com o texto que lhe foi apresentado, pois ao clicar nos links dispostos ao longo do texto, ele pode encontrar novas visões do tema abordado ou encerrar sua leitura deste e partir para outro assunto. Isso tudo sem ter que abrir novas páginas.
Quando lemos um livro tradicional, não podemos trocar de páginas, ler o início o fim e depois voltar para o meio da história, pois caso assim o façamos, o texto perde o seu sentido, mas nos sites da internet podemos interagir da maneira que bem entendermos e quase nunca perderemos a conecção com o assunto que iniciamos a ler, apenas agregaremos informações ao tópico principal.
Com isso interrompenos a leitura linear, convencional nos livros e passamos a leitura multilinear e/ou não-linear, através do "passeio" pelos hiperlinks que o texto apresenta.

4 - O jogo Canibais X Padres do site http://www.plastelina.net/ é um dos mais populares enigmas de lógica conhecidos. O objetivo é passar todos os padres e canibais para o outro lado do rio, sendo que:

a)Na canoa apen
as cabem 2 pessoas;

b) Cada vez que os cani
bais ficam em maior número que os padres, eles os atacam e "almoçam".

Resolva o jogo (mostrando a tela final). Qu
e tipo de interação, de acordo com a classificação de Primo, pode ser percebida no jogo? Explique.



Interação REATIVA, pois toda a ação tem uma reação previamente "contratada" pelo sistema, não adianta dialogar ou contextar, se o sistema não detectar a ação correta e esperada, ele também não chegará ao objetivo final.
No caso do jogo, o sistema estava condicionado a que se ficassem na mesma margem do rio um nº maior de cabibais, os padres seriam comidos e que a embarcação só poderia atravessar o rio com um integrante no mínimo e dois no máximo; assim não adiantava contextar, o que restava era pensar logicamente e manter a calma.

5 - "Don't look back" é o nome de um famoso episódio de uma nova série de tv de sucesso nos EUA e que inicia a ser apresentada no Brasil. Descubra o nome da série, o assunto e o nome de, pelo menos, dois personagens. Discuta como a convergência aparece no exemplo acima.

Refere-se ao seriado do Universalchanel HEROES.
Esta série trata do nosso planeta e da presença de seres com poderes especiais, que buscam defender a Terra dos demais ser
es com poderes e que querem destrí-la. Ao mesmo tempo eles tem que lidar com o fato de terem descoberto seus poderes recentemente e tentar escapar da exploração das pessoas poderosas que querem usá-los paro o mal.

Personagens:

- Isaac Mendez



- Hiro Nakamura


entre outros....

A convergência está
bem explicitada nas explicações acima.... Os personagens são "bombardeados" por informações e precisão fazer escolhas e ações corretas em pouco tempo; distinguir quem é amigo, aprimorar e conhecer seus poderes e ao mesmo tempo lutar contra o mal.
Com relação a convergência de tecnologias, que é o foco da nossa disciplina, o seriado mistura várias maneiras do telespectador interagir com a séria via internet, seja baixando os episódios, os papéis de parede para pc e celular entre outros itens disponíveis pela rede. Isto tudo deixa o espectador cada vez mais conectado a série, onde quer que ele esteja.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Sites interessantes:

http://www.triplov.com/hipert/pratica.htm
http://www.uoc.edu/in3/hermeneia/sala_de_lectura/raquel_wandelli_
hipertexto_passado_rejuvenescido.htm