quarta-feira, 10 de outubro de 2007

12ª Tarefa 16, 18, 23 e 25.10.2007

3. Exercícios “Política e Ciberespaço”

1) O que é uma GOOGLE BOMBING? Pesquise.

É uma ação, criada por alguém ou um grupo, que visa chamar a atenção para um fato ou fazer um protesto silencioso contra algum ato ou alguém.Ex.: O Google quando consultado busca na rede sites que tenham a ver com o assunto que se quer pesquisar e que tenham o maior nº de links apontados em outros sites. A google bombing acontece quando pessoas passam a associar links a algum assunto de forma massiva e com isso podem distorcer a real idéia do assunto que pesquisávamos.

Atualmente, se digitarmos no google "Vergonha Nacional" o site que aparece em 1º lugar é o do Senado, o que nos exemplifica bem o que é e o poder da Google Bombing.

2) Como a GOOGLE BOMBING pode relacionar-se com a economia de links? Explique.

Os links constroem o poder da web, pois quanto mais aparecem, mais chances existem de pessoas os acessarem e assim a transmissão da sua informação é difundida rapidamente e com eficiência.
Dependendo do ponto de vista, os links podem ser ao mesmo tempo IN e OUT, ou seja, In quando eu tenho um link para algum site que não possui o meu endereço no seu... geralmente isso acontece com grandes sites ("Núcleo Central" - Google, etc), que possuem muitas outras páginas, e ao mesmo tempo não tem link de retorno para os menores (ex. o meu site); e é Out quando minha página aparece nestes grandes sites, mas eu não tenho conhecimeno ou simplesmente não possuo tal link de retorno para eles.


3) Procure exemplos de novo TRABALHO na economia digital e relacione a SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.

Terra

Janela na Web


Com Ciência

São

11ª Tarefa 16, 18, 23 e 25.10.2007

2. Exercícios “Apropriação, desvio e despesa improdutiva”

1. Encontrar um exemplo de cada um dos tipos de uso da tecnologia. Explicá-lo.

Apropriação: É a forma de uso que damos a uma determinada tecnologia. Pode ser usada par o bem ou para o mal, mas não deixa de ser criativa.

Ex.: Celular - teoricamente el foi feito para ligarmos e falarmos com a pessoa que desejarmos, mas atualmente ele serve para inúmeras outras coisas, como por exemplo, mandar mensagem, tirar foto, ver e-mails e quanto a falar, desenvolvemos a habilidade de nos comunicar com as demais pessoas usando os 3", o que isenta o usuário da tarifa por ligação. Estes são exemplos de apropriação.

Desvio: Também é um tipo de uso criativo da tecnologia, mas esse é para o mal, é criminoso. Não é desenvolvido por toda a população, e sim por pessoas fora desta média, os crackers.Ex.: Utilização dos recursos da informática para criação de "aparelhos" que sejam usadas para lesar as demais pessoas.Podemos citar como exemplo desta utilização, o acontecimento no Banco do Brasil, no início deste mês, onde um "microchip" foi instalado em caixas eletrônicos e este copiava e transferia informações sigilosas que eram passadas pelos usuários para o sistema do banco e de posse destas informações os crackers clonavam os cartões e os utilizavam; o que gerou um transtorno muito grande nos correntistas e trabalhadores do BB, pois não se sabia o que e por que isso havia contecido.

Despesa Improdutiva: É quando usamos a tecnologia para nosso lazer, para distração, sem fins de absorção de conhecimento ou experiência para a vida.

Ex.: Pop Cap Games - site de games muito conhecido e que disponibiliza jogos dos mais variados tipos para o usuário comprar ou apenas experimentar via internet.O fato da pessoa estar na internet acessando um site deste tipo é um exemplo de despesa improdutiva, pois é uma ação que visa o lazer e no máximo auxilia no raciocínio lógico da pessoa, sem acrescentar nenhum outro conhecimento.

2. Observar este site – Cyberpunk

Analisar as entrevistas com hackers e as materias.
A partir da leitura, explique quais tipos de uso da tecnologia existem entre os hackers e crackers relatados.
Depois, explique como o movimento cyberpunk influencia a política na cibercultura.

Acredito que todas as formas de uso da tecnologia sejam conhecidas e utilizadas pelos usuários / participantes deste site, visto que eles circulam na web para conhecer e descobrir novas tecnologias e com isso acabam entrando e diversos sites, o que acaba se tornando uam maneira de lazer, pois descontrai a pessoa, ou seja, despesa improdutiva. Ao acharem uma nova tecnologia, um novo programa, eles apropriam-se desta, a aprendem e detendo o conhecimento o utilizam para o bem ou para o mal. Optando por utilizar para o mal [ :( ] eles tornam-se crackers e acontece o desvio, pois uma coisa que foi criada para uma determinada função passa a ser usada por outra que na maioria das vezes não serve para o bem da população geral, mas sim para uma pessoa só ou um pequeno grupo.

O movimento Cyberpunk é uma derivação da cultura da internet, e segue a lógica do Faça Você Mesmo, ou seja, crie suas próprias regras, desconfie do sistema, desconfie das autoridades, lute contra o poder e para que a informação seja livre para todas as pessoas. Busca inspiração na ficção científica, onde a tecnologia foge do nosso controle e por isso passamos a ser controlados por ela.
Como exemplo do que a tecnologia poderia nos fazer no futuro, segundo a ficção científica, seriam os filmes Minority Report e Resident Evil, exemplo da tecnologia fora do controle das pessoas, ou pelo menos da maior parte delas.

10ª Tarefa 16, 18, 23 e 25.10.2007

1 - Exercícios “Remidiação, Hipermidiação e Convergência de Midias

a) Qual a diferença entre hipermidiação e imediação? Dê exemplos.

Enquante que a imediação busca fazer com que o espectador se sinta parte "atuante", a hipermediação é bem o oposto, pois nos lembra a todo instante de que não podemos fazer nada para mudar o que o autor decidiu, só nos resta assistir.

EX.:

Hipermidiação - Filme Psicose de Alfred Hitchcock.

Imediação - Cinema 3d.


b) Encontre dois exemplos de hipermídia na Web. Explique-os.

Não tenho bem certeza se este exemplo seria o mais correto, mas partindo do princípio de que hipermídia é a evolução "total" de um "objeto", por exemplo um celular que não serve apenas para falar, mas sim para ouvir música, tirar fotografias, acessar a internet, entre outras funções.
Meu exemplo seria o Musicovery que é um site no estilo webradio, onde podemos ouvir milhares de tipos de músicas, divididos em 18 categorias, isto tudo viajando entre a década de 50 até os dias atuais. As músicas são atualizas com frequência e possuem uma qualidade de som muito boa. Ele é um exemplo de hipermidia pois ao se cadastrar no site (obedecendo as regras de cadastro, se não me engano temos que pagar uma taxa para o cadastro) ele disponibiliza a você formar uma rede de músicas favoritas, selecionar as que não lhe agradam muito, baixar as músicas escolhidas e ainda buscar junto a web lojas que vendam o cd onde esta música esta contida.
Para mim isso é um hipermídia, pois a web não foi criada para tocar músicas e sim para interligar pessoas e transmitir informações de maneira rápida, assim como o rádio foi feito inicialmente para ser um aparelho físico, a pilha ou eletricidade e atualmente temos um rádio na internet, que te possiblita "captar" a música desejada e ainda descobrir o nome do artista, o cd que faz parte e o valor.

c) O Orkut é uma remediação? Explique.

Acredito que podemos caracterizá-lo como uma remediação, uma vez que constitui em algo antigo que é remodelado e assim toma um ar novo.
No orkut temos várias ferramentas a nossa disposição, podemos usá-lo como álbum fotográfio, visto que ainda não descobri o nº máximo de fotos que podem ser postadas num perfil; fazer uma agenda de aniversários, através da ferramenta disponibilizada pelo orkut, que avisa a data do aniversário dos seus amigos, e como não é preciso efetivamente ser amigo e não existe limite de perfis que uma pessoa pode criar, as pessoas podem fazer um perfil profissional, pessoal, etc.; também através do youtube, que nos permite adicionar videos no perfil do orkut, ele se torna uma espécie de TV, de videoteca e como última colocação, mas não menos importante, o fato de podermos nos corresponder com os demais usuários, seja por e-mail, seja por scrap, é um exemplo de remidiação do correio convencional.

d) A partir do que foi estudado, remidie algum produto midiático no blog.

Meu exemplo é o blog ainda em fase de acabamento...rsrsr... que estou fazendo do CIC, como trabalhei na coordenação deste evento, resolvi registrar os momentos que vivênciei lá.
Postando imagens, vídeos e "artigos" referente as atividades. Isso virtualizou o meu possível diário, pois sou eu escrevendo a minha opinião sobre algo que realmente aconteceu e que está exposta na web.
Acredito que seja mais ou menos assim.