2. Exercícios “Apropriação, desvio e despesa improdutiva”
1. Encontrar um exemplo de cada um dos tipos de uso da tecnologia. Explicá-lo.
Apropriação: É a forma de uso que damos a uma determinada tecnologia. Pode ser usada par o bem ou para o mal, mas não deixa de ser criativa.
Ex.: Celular - teoricamente el foi feito para ligarmos e falarmos com a pessoa que desejarmos, mas atualmente ele serve para inúmeras outras coisas, como por exemplo, mandar mensagem, tirar foto, ver e-mails e quanto a falar, desenvolvemos a habilidade de nos comunicar com as demais pessoas usando os 3", o que isenta o usuário da tarifa por ligação. Estes são exemplos de apropriação.
Desvio: Também é um tipo de uso criativo da tecnologia, mas esse é para o mal, é criminoso. Não é desenvolvido por toda a população, e sim por pessoas fora desta média, os crackers.Ex.: Utilização dos recursos da informática para criação de "aparelhos" que sejam usadas para lesar as demais pessoas.Podemos citar como exemplo desta utilização, o acontecimento no Banco do Brasil, no início deste mês, onde um "microchip" foi instalado em caixas eletrônicos e este copiava e transferia informações sigilosas que eram passadas pelos usuários para o sistema do banco e de posse destas informações os crackers clonavam os cartões e os utilizavam; o que gerou um transtorno muito grande nos correntistas e trabalhadores do BB, pois não se sabia o que e por que isso havia contecido.
Despesa Improdutiva: É quando usamos a tecnologia para nosso lazer, para distração, sem fins de absorção de conhecimento ou experiência para a vida.
Ex.: Pop Cap Games - site de games muito conhecido e que disponibiliza jogos dos mais variados tipos para o usuário comprar ou apenas experimentar via internet.O fato da pessoa estar na internet acessando um site deste tipo é um exemplo de despesa improdutiva, pois é uma ação que visa o lazer e no máximo auxilia no raciocínio lógico da pessoa, sem acrescentar nenhum outro conhecimento.
2. Observar este site – Cyberpunk
Analisar as entrevistas com hackers e as materias.
A partir da leitura, explique quais tipos de uso da tecnologia existem entre os hackers e crackers relatados.
Depois, explique como o movimento cyberpunk influencia a política na cibercultura.
Acredito que todas as formas de uso da tecnologia sejam conhecidas e utilizadas pelos usuários / participantes deste site, visto que eles circulam na web para conhecer e descobrir novas tecnologias e com isso acabam entrando e diversos sites, o que acaba se tornando uam maneira de lazer, pois descontrai a pessoa, ou seja, despesa improdutiva. Ao acharem uma nova tecnologia, um novo programa, eles apropriam-se desta, a aprendem e detendo o conhecimento o utilizam para o bem ou para o mal. Optando por utilizar para o mal [ :( ] eles tornam-se crackers e acontece o desvio, pois uma coisa que foi criada para uma determinada função passa a ser usada por outra que na maioria das vezes não serve para o bem da população geral, mas sim para uma pessoa só ou um pequeno grupo.
O movimento Cyberpunk é uma derivação da cultura da internet, e segue a lógica do Faça Você Mesmo, ou seja, crie suas próprias regras, desconfie do sistema, desconfie das autoridades, lute contra o poder e para que a informação seja livre para todas as pessoas. Busca inspiração na ficção científica, onde a tecnologia foge do nosso controle e por isso passamos a ser controlados por ela.
Como exemplo do que a tecnologia poderia nos fazer no futuro, segundo a ficção científica, seriam os filmes Minority Report e Resident Evil, exemplo da tecnologia fora do controle das pessoas, ou pelo menos da maior parte delas.
1. Encontrar um exemplo de cada um dos tipos de uso da tecnologia. Explicá-lo.
Apropriação: É a forma de uso que damos a uma determinada tecnologia. Pode ser usada par o bem ou para o mal, mas não deixa de ser criativa.
Ex.: Celular - teoricamente el foi feito para ligarmos e falarmos com a pessoa que desejarmos, mas atualmente ele serve para inúmeras outras coisas, como por exemplo, mandar mensagem, tirar foto, ver e-mails e quanto a falar, desenvolvemos a habilidade de nos comunicar com as demais pessoas usando os 3", o que isenta o usuário da tarifa por ligação. Estes são exemplos de apropriação.
Desvio: Também é um tipo de uso criativo da tecnologia, mas esse é para o mal, é criminoso. Não é desenvolvido por toda a população, e sim por pessoas fora desta média, os crackers.Ex.: Utilização dos recursos da informática para criação de "aparelhos" que sejam usadas para lesar as demais pessoas.Podemos citar como exemplo desta utilização, o acontecimento no Banco do Brasil, no início deste mês, onde um "microchip" foi instalado em caixas eletrônicos e este copiava e transferia informações sigilosas que eram passadas pelos usuários para o sistema do banco e de posse destas informações os crackers clonavam os cartões e os utilizavam; o que gerou um transtorno muito grande nos correntistas e trabalhadores do BB, pois não se sabia o que e por que isso havia contecido.
Despesa Improdutiva: É quando usamos a tecnologia para nosso lazer, para distração, sem fins de absorção de conhecimento ou experiência para a vida.
Ex.: Pop Cap Games - site de games muito conhecido e que disponibiliza jogos dos mais variados tipos para o usuário comprar ou apenas experimentar via internet.O fato da pessoa estar na internet acessando um site deste tipo é um exemplo de despesa improdutiva, pois é uma ação que visa o lazer e no máximo auxilia no raciocínio lógico da pessoa, sem acrescentar nenhum outro conhecimento.
2. Observar este site – Cyberpunk
Analisar as entrevistas com hackers e as materias.
A partir da leitura, explique quais tipos de uso da tecnologia existem entre os hackers e crackers relatados.
Depois, explique como o movimento cyberpunk influencia a política na cibercultura.
Acredito que todas as formas de uso da tecnologia sejam conhecidas e utilizadas pelos usuários / participantes deste site, visto que eles circulam na web para conhecer e descobrir novas tecnologias e com isso acabam entrando e diversos sites, o que acaba se tornando uam maneira de lazer, pois descontrai a pessoa, ou seja, despesa improdutiva. Ao acharem uma nova tecnologia, um novo programa, eles apropriam-se desta, a aprendem e detendo o conhecimento o utilizam para o bem ou para o mal. Optando por utilizar para o mal [ :( ] eles tornam-se crackers e acontece o desvio, pois uma coisa que foi criada para uma determinada função passa a ser usada por outra que na maioria das vezes não serve para o bem da população geral, mas sim para uma pessoa só ou um pequeno grupo.
O movimento Cyberpunk é uma derivação da cultura da internet, e segue a lógica do Faça Você Mesmo, ou seja, crie suas próprias regras, desconfie do sistema, desconfie das autoridades, lute contra o poder e para que a informação seja livre para todas as pessoas. Busca inspiração na ficção científica, onde a tecnologia foge do nosso controle e por isso passamos a ser controlados por ela.
Como exemplo do que a tecnologia poderia nos fazer no futuro, segundo a ficção científica, seriam os filmes Minority Report e Resident Evil, exemplo da tecnologia fora do controle das pessoas, ou pelo menos da maior parte delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário