quarta-feira, 10 de outubro de 2007

11ª Tarefa 16, 18, 23 e 25.10.2007

2. Exercícios “Apropriação, desvio e despesa improdutiva”

1. Encontrar um exemplo de cada um dos tipos de uso da tecnologia. Explicá-lo.

Apropriação: É a forma de uso que damos a uma determinada tecnologia. Pode ser usada par o bem ou para o mal, mas não deixa de ser criativa.

Ex.: Celular - teoricamente el foi feito para ligarmos e falarmos com a pessoa que desejarmos, mas atualmente ele serve para inúmeras outras coisas, como por exemplo, mandar mensagem, tirar foto, ver e-mails e quanto a falar, desenvolvemos a habilidade de nos comunicar com as demais pessoas usando os 3", o que isenta o usuário da tarifa por ligação. Estes são exemplos de apropriação.

Desvio: Também é um tipo de uso criativo da tecnologia, mas esse é para o mal, é criminoso. Não é desenvolvido por toda a população, e sim por pessoas fora desta média, os crackers.Ex.: Utilização dos recursos da informática para criação de "aparelhos" que sejam usadas para lesar as demais pessoas.Podemos citar como exemplo desta utilização, o acontecimento no Banco do Brasil, no início deste mês, onde um "microchip" foi instalado em caixas eletrônicos e este copiava e transferia informações sigilosas que eram passadas pelos usuários para o sistema do banco e de posse destas informações os crackers clonavam os cartões e os utilizavam; o que gerou um transtorno muito grande nos correntistas e trabalhadores do BB, pois não se sabia o que e por que isso havia contecido.

Despesa Improdutiva: É quando usamos a tecnologia para nosso lazer, para distração, sem fins de absorção de conhecimento ou experiência para a vida.

Ex.: Pop Cap Games - site de games muito conhecido e que disponibiliza jogos dos mais variados tipos para o usuário comprar ou apenas experimentar via internet.O fato da pessoa estar na internet acessando um site deste tipo é um exemplo de despesa improdutiva, pois é uma ação que visa o lazer e no máximo auxilia no raciocínio lógico da pessoa, sem acrescentar nenhum outro conhecimento.

2. Observar este site – Cyberpunk

Analisar as entrevistas com hackers e as materias.
A partir da leitura, explique quais tipos de uso da tecnologia existem entre os hackers e crackers relatados.
Depois, explique como o movimento cyberpunk influencia a política na cibercultura.

Acredito que todas as formas de uso da tecnologia sejam conhecidas e utilizadas pelos usuários / participantes deste site, visto que eles circulam na web para conhecer e descobrir novas tecnologias e com isso acabam entrando e diversos sites, o que acaba se tornando uam maneira de lazer, pois descontrai a pessoa, ou seja, despesa improdutiva. Ao acharem uma nova tecnologia, um novo programa, eles apropriam-se desta, a aprendem e detendo o conhecimento o utilizam para o bem ou para o mal. Optando por utilizar para o mal [ :( ] eles tornam-se crackers e acontece o desvio, pois uma coisa que foi criada para uma determinada função passa a ser usada por outra que na maioria das vezes não serve para o bem da população geral, mas sim para uma pessoa só ou um pequeno grupo.

O movimento Cyberpunk é uma derivação da cultura da internet, e segue a lógica do Faça Você Mesmo, ou seja, crie suas próprias regras, desconfie do sistema, desconfie das autoridades, lute contra o poder e para que a informação seja livre para todas as pessoas. Busca inspiração na ficção científica, onde a tecnologia foge do nosso controle e por isso passamos a ser controlados por ela.
Como exemplo do que a tecnologia poderia nos fazer no futuro, segundo a ficção científica, seriam os filmes Minority Report e Resident Evil, exemplo da tecnologia fora do controle das pessoas, ou pelo menos da maior parte delas.

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